ANIME PRÓ»»NOTICIAS»»SETEMBRO/2005


ÚLTIMO SEGUNDO
.

»» Cultura: Sudoku no Brasil
»» Por: Juliana Freire - 19/09/2005

     Conhecida pela publicação das Revistas Coquetel, a Ediouro está lançando no Brasil uma nova revistas inteiramente dedicada ao Sudoku, um jogo de números que faz enorme sucesso na Inglaterra, no Japão e em vários outros países do mundo. A Revista "Coquetel Sudoku Numerox" chega às bancas de todo país com 36 páginas e 100 jogos, divididos entre os níveis fácil, médio 1 e 2 e difícil, além de quatro quebra-cabeças "diabólicos" ao final, para os experts.
     "Sudoku" (pronuncia-se sudóku) quer dizer, em japonês, "número único". O jogo consiste em preencher uma grade de 81 espaços com números de 1 a 9, mas sem repetir os algarismos nos quadrantes, nas linhas e nas colunas.
     O 'Sudoku' é um jogo instigante e desafiador. Ajuda a desenvolver o pensamento crítico e analítico, além de incrementar habilidades em diversas áreas. Para completar o passatempo, basta usar o raciocínio lógico. Os diversos níveis de dificuldades envolvem o leitor e o estimulam. Parece simples no início, mas quando gradativamente o leitor passa para os demais níveis, vai reparar que as dificuldades aumentam, desafiando sua inteligência", explica Henrique Ramos, diretor editorial das Revistas Coquetel, que chefia uma equipe que desenvolve os jogos através de um programa especial de computador.
     No Japão, são vendidas mais de 600 mil revistas desse jogo por mês. No ano passado, o juiz aposentado neozelandês Wayne Gould, que estava em Tóquio, descobriu o "Sudoku" em uma dessas publicações - daí a origem do nome. Resolveu investir na idéia e agora fornece o passatempo para 50 jornais de todo mundo, incluindo o inglês "Times". Na Inglaterra, o sucesso é estrondoso. O modismo começou em abril deste ano e hoje oito periódicos britânicos publicam o "Sudoku" diariamente, sem falar em uma revista especializada com tiragem de 200 mil exemplares. Livros com o enigma são best-sellers e até a Rádio BBC veicula um programa sobre o jogo.
     O "Sudoku" já está sendo recomendado por professores europeus como um exercício de argumentação lógica, que ajuda a desenvolver o raciocínio.
     Além das escolas, ele chegou também nos consultórios. Um médico inglês garantiu ao jornal "The Independent" que uma paciente, vítima de fadiga crônica, ficou curada com o "Sudoku".

(Divulgação)

   

[ topo ]

Ex: Conrad lançará livro sobre DBZ << - >> Do as Infinity separado