ANIME PRÓ»»NOTICIAS»»MARÇO/2003


ÚLTIMO SEGUNDO

»» MANGÁ TROPICAL
»» Por: Release - 15/03/2003

Mangá Tropical é o nome de uma publicação inédita que reúne alguns dos principais autores brasileiros que trazem influências de mangá em seus trabalhos. Serão seis histórias com temas variados, sendo que o ponto em comum são que as tramas se passam no Brasil contemporâneo. Todos os autores trabalharam com referências fotográficas para compor os cenários, que mostram ruas e lugares reais (como o Museu do Ipiranga e o bairro de Pinheiros), criando uma maior identificação com o leitor. De temas fantásticos a contos sobre o cotidiano de gente comum, Mangá Tropical reúne diversos estilos mesclados aos elementos visuais tradicionais do mangá. De comum com as revistas de mangá do Japão, está a idéia de se usar a linguagem dos quadrinhos para se contar qualquer tipo de história para tipos diversos de público. O título estará disponível somente em livrarias e lojas especializadas em quadrinhos a partir do final de março.

PREFÁCIO:
Quem assina o prefácio é a professora Sonia Luyten, autora do aclamado livro Mangá - o poder dos quadrinhos japoneses. Em um trecho de seu texto, ela declara que
"como a arte não tem fronteiras, o mangá é propriedade de todos aqueles que se identificam com este estilo. Seria absurdo, hoje em dia, alguém querer nacionalizar ou regionalizar alguma forma de expressão artística. Embora saibamos, freqüentemente, e com muita exatidão a origem geográfica e cultural de muitas expressões plásticas, de forma alguma isso impede algum artista, onde quer que esteja, de continuar ou modificar o sistema à sua maneira".

CONTEÚDO:
O álbum é composto de seis contos de 13 páginas cada, mais biografias dos autores e ilustrações.

 - Especial: Em meio a situações caóticas, um garoto celebra o valor da simplicidade e das pessoas comuns, tão esquecidas nos universos ficcionais. Uma divertida e poética narrativa de Marcelo Cassaro ilustrada por Erica Awano, a premiada dupla do consagrado gibi Holy Avenger.
 
- Um certo Cesar Bravo – Lubisome: Misto de Indiana Jones e Fox Mulder tupiniquim, Cesar Bravo vai à cidade paulista de Paranapiacaba e se depara com o mito local do lobisomem. Trabalho do premiado Arthur Garcia, com arte-final de Silvio Spotti.
 
- Dani – Pequenos gestos: Dani, uma garota sonhadora, vive um dia cheio de reviravoltas, onde ela sente o valor das pequenas coisas da vida. Texto e arte de Alexandre Nagado.
 
- A paz pede passagem: Dois jovens conhecidos têm um encontro fatídico em um ônibus. Um é um pacato office boy. O outro, um marginal em desespero que não exita em usar violência para atingir seus objetivos. Um tenso registro de um lado negro da sociedade. Roteiro de Fabio Yabu (Combo Rangers) e desenhos de Daniel HDR (Digimon).
 
- Sinceridade: Uma adolescente se corresponde há anos com uma amiga e espera encontrá-la por ocasião do vestibular. Mas um rapaz também anseia pelo encontro, preocupado com decepções que possam acontecer. Um conto singelo escrito por Elza Keiko e desenhado por Eduardo Müller.
 
- Yurei – uma sombra na noite: Cláudia é uma tímida desenhista que dá vida a uma misteriosa heroína. Aventura-piloto de uma personagem dinâmica e encantadora. Roteiro e criação de Rodrigo de Goes com arte de Denise Akemi.

Prefácio: Sonia Bibe Luyten
Capa: Eduardo Müller e Salvatore Aiala

Projeto e coordenação editorial:
Alexandre Nagado
Editores:
Jotapê Martins e Monica Seincman
Total:
96 páginas em p/b

Lançamento:
Editora Via Lettera (www.vialettera.com.br)