ANIME PRÓ»»CANAIS»»COLUNAS»»SHOUNEN JIDAI


A historia dos Super Robôs
PÁGINA 02

01 - 02


O primeiro deles foi o Gundam Gachapon Generation, serie baseada em Gundam, com robôs originais criados para o dispenser de brinquedos, muito popular no pais, chamado Gachapon. Essa serie é mais conhecida como G-Generation e ainda é continuada, sendo que o ultimo capitulo foi no PlayStation 2. A serie joga os personagens e robôs de Gundam e de suas ramificações em livros, mangás e brinquedos em uma grande saga, com batalhas rolando num tabuleiro.

Quando a Banpresto, divisão da Bandai, começou a criar jogos com personagens de animês e series de tokusatsu, a serie Grand Battle fez bastante sucesso, usando versões SD de Kamen Rider, Gundam, Ultraman e um personagem original. Os jogos eram de aventura side scrolling, mas a cada versão, a jogabilidade mudava. Com a mania em cima do jogo Mario Kart, até uma versão corrida de Grand Battle saiu.

Essa mesma Banpresto iria lançar em 1991, o game Super Robot Taisen, um jogo de estratégia para o primeiro GameBoy, baseado no G-Generation. Ele ia alem do game de onde foi baseado, juntando alem do melhor de Gundam, o primeiro super robô da historia, Mazinger Z, e outras criações de Go Nagai. Desde então, alem das series do primeiro jogo, foram se juntando robôs de varias series, usando os direitos da Bandai e acordos para colocar desde series famosas, como Evangelion, Rahzephon e GaoGaiGar, até series bem menos famosas, como The Big O, Leizner, Brain Powered, Ideon...

A serie já tem quase trinta jogos, fora jogos saídos de SRT onde ainda foi responsável por alguns capítulos novos de series famosas, como Mazinkaizer, serie mais recente de Mazinger Z. Também criou vários personagens originais. Cybaster, um dos primeiros, apareceu em vários capítulos do jogo e até chegou a ganhar um animê próprio. Este mês, dia 25 de maio, sai o primeiro capitulo do anime SRT Original Generation, somente com personagens originais da Banpresto, saídos desse jogo. E como essa serie não para, em Julho, sai o mais recente capitulo de Super Robot Taisen. SRT Alpha 3, terceira continuação de uma serie alternativa onde a historia dos jogos se interliga, deve fechar de vez esse universo.

No elenco, tem até robôs de Virtual On, jogo da Sega e primeira serie que não é saída de animê, e sim de outro jogo, ainda mais de uma outra empresa. Alem disso, deve trazer pela primeira vez, os robôs de Gundam Seed, a serie mais bem sucedida de Gundam, e Macross 7, a serie mais odiada de Macross. A serie Alpha ainda é a única que conta com robôs da Gainax, como Evangelion e Gunbuster, da serie Top wo Nerae. Dos clássicos, traz Ideon e Zigu, alem de figurinhas carimbadas, como Raideen, Getter, Gundam Wing e Dancougar.

Pra fechar a coluna, queria só comentar o mais novo jogo da Banpresto... Um simulador de Mobile Suit, os robôs de Gundam!

Quando o projeto foi anunciado, ele deveria reproduzir o cockpit dos mobile suits da primeira geração de Gundam, com a única diferença de ter apenas uma tela ao invés de um painel enorme para ver. Haveria uma mira especial, acoplada na lateral da cabeceira do banco, usada para a bazuca, vários botões, joysticks acoplados nos braços do banco... Porem, como o projeto era caro demais para vingar e perigava acabar como um daqueles jogos de realidade virtual que quase ninguém jogava por causa do preço (alguém lembra?), o modelo foi cada vez mais simplificado.

No ponto atual, ele é uma mistura de simulador de carros com o gabinete de Virtual On. Dois joysticks, com um trigger e um botão em cada, fazem a maior parte das manobras, sendo que um único pedal cuida da locomoção do mobile suits, tanto a pé quanto usando os burniers, jatos acoplados em locais estratégicos, para aumentar pulos e aliviar quedas. Mesmo sem ser cem por cento fiel, é muito próximo e vai fazer a alegria da criançada de mais de vinte!


Fabio Satoshi Sakuda, F/X

<< Voltar

[ topo ]