Especial: Conhecendo mais sobre o Shounen
Princesa 24-11-2013

O que é Shounen?

Shounen, do japonês, significa “menino”, um rapaz não-adulto, e é utilizado comumente para definir a demografia (desde em publicações, até documentos legais). Quando se fala de “shounen manga”, indica uma classificação demográfica e com tempo virou até um estilo.

slamdunk

Como tudo começou

Os primeiros mangás lançados eram obras isoladas, produzidas e impressas de diversas formas, de acordo com os autores e editoras. Não se tinha em mente um gênero ou público alvo durante a produção dos títulos. Com o desenvolvimento e repercussão do novo estilo, as primeiras revistas (no Japão chamado de magazines) começaram a aparecer, entre elas a Shounen Sekai (literalmente mundo dos meninos) e Shounen Club (clube dos meninos).

Durante a segunda guerra mundial, os mangás foram esquecidos por um tempo, mas com o fim da guerra e o boom cultural mais uma vez novas revistas e estilos surgiram. Os primeiros a se desenvolver foi os mangás direcionados ao meninos, revistas como Shounen Book (1958), Weekly Shounen Magazine (1959), Weekly Shounen Sunday (1959), Bessatsu Shounen Sunday (1960), Shonen King (1963), Bessatsu Shounen Magazine (1964), Weekly Shounen Jump (1968), Weekly Shounen Champion (1969) e Shounen Big Comic (1976).

Com tanta revista chamada “shounen” não é de se surpreender que tenha se tornado o nome do estilo.

naruto

Características do estilo Shounen

Os primeiros shounens de sucesso eram carregados de fantasia, ficção científica e super-heróis. Com a super valorização da ação, várias técnicas surgiram, como as técnicas cinematográficas de Tezuka, a enorme quantidade de onomatopeias e as linhas de movimento no plano de fundo; todas características fundamentais do estilo.

Por volta de 1975 o estilo já havia se solidificado e gêneros começavam a surgir. Nessa época, com a grande procura pelo material, as revistas também ficaram ainda mais específicas, separando-se em kodomo (meninos até 10-12 anos), shounens para pré-púberes e o para adolescentes.

Enquanto as voltadas para adolescente ficaram mais violentas, com presença de morte e sangue e mais realísticos, com problemas, dores e injustiças; os kodomos eram voltados para a competição saudável, a procura da verdadeira amizade e como todo mundo no fundo tem um bom coração.

Com tanta diversidade, definir shounen com apenas algumas palavras ficou impossível, mas em geral possuem uma ou mais dessas características: um protagonista que luta pela justiça, a valorização da amizade e da família, a evolução de suas habilidades através do esforço, treino e perseverança, a superação de desafios, a presença de superpoderes ou situações fantasiosas e um ou mais arqui-inimigo (que muitas vezes vem a se tornar amigo ou é uma vítima das circunstâncias).

ranmaGêneros do estilo Shounen

Antes de discutir os gêneros em si, é importante entender que as características do mesmo vai depender de qual é a idade alvo (dentro da demografia shounen).

Obras mais maduras apresentarão maior violência, realismo e/ou imoralidade (também poderíamos citar sexualidade, perversidade e senso de justiça), enquanto obras mais infantis serão mais inocentes.

gráficoAcima um exemplo simplificado, os mangás de um mesmo gênero vão variar de acordo com a demografia. Imagine o tema esportes, um mangá de basquete; se for direcionado para meninos de 12 anos, é possível que os jogadores tenham jogadas especiais ou super-habilidades, as lesões que ocorreram serão sempre não-mortais e se for por maldade o “inimigo” se arrependerá e virará amigo, etc. Por outro lado, o oposto parecerá algo mais com Slam Dunk, menos poderes especiais, mais realismo, violência, sangue, etc.

Não tem como se identificar exatamente quem é mais ou menos adulto e a ordem vai depender de leitor para leitor, mas comparando obras bem opostas é fácil de se perceber. Peguemos Ataque dos Titãs e Inu-Yasha, por exemplo, o peso de violência, sangue e morte no primeiro é imensamente mais presente do que no segundo, embora ambos possuam lutas, o realismo das lutas e das formas de lutas são bem diferentes. Se compararmos esses dois com Pokemon então, ninguém nunca se fere mortalmente, ninguém morre e mesmo sendo explodido, queimado e espancado a Equipe Rocket está sempre feliz e alegre.

Com isso em mente, o que define os gêneros dentro do shounen são os temas. Os mais famosos são: shounen de esporte, de luta, de aventura, de suspense, de terror, de romance e de comédia. Deles alguns se dividem e se misturam, como os de comédia e romance (a famosa comédia romântica), os de luta e aventura.

Um dos que mais se destacam em subgêneros é o Shounen de esporte (competição),  que se divide nos esportes de quadra (que envolvem geralmente times) como Slam Dunk, Super campeões, Super Onze, O Príncipe do Tênis, Kuroko no Basket e Eyeshield 21; os de tabuleiro como Hikaru no Go; os de games; os de luta através de robôs, animais, monstros e outros (uma mistura com o gênero de luta) como Beyblade; e os de arte marcial (também misturado com o de luta).

yu-yu-hakusho-tnt-gt3A importância do Shounen no mundo e no mercado de mangá

O gênero shounen é o que mais vende no Japão e no mundo, 15 dos 20 mais vendidos no Japão são shounen e o volume e a obra mais vendida de todos os tempos também. As revistas que mais vendem e de maior tiragens são shounens.

Mas não só, os shounens são também os que mais viram animes e filmes e são essas animações que conquistam novos mercados, para então dar espaço aos mangás e outras mercadorias japonesas.

Além da importância na expansão do mercado atual, o shounen também foi o responsável pelo que o mangá é e representa nos dias atuais. Foi as vendas absurdas de seu gênero que abriu alas para a exploração de novos, foi também responsável pela criação de um grande número de novos e potenciais leitores e por inspirar milhares de crianças a cultivar sua criatividade e um dia também se tornar um mangaká.

Destaques

Review: Mangá Saint Seiya Kanzenban 1 e 2

O ano era 1994. Em um final de tarde qualquer eu e meu irmão assistíamos a extinta Rede …

Leia mais

Review: Mangá Ghost in the Shell

No início desse ano chegou finalmente às livrarias e bancas brasileiras o compilado da primeira série do mangá …

Leia mais
Categorias
Mídias Sociais