Especial: Yon-Koma, as tirinhas japonesas
Princesa 16-11-2013

O Yon-Koma é considerado a versão japonesa das famosas tirinhas americanas. Embora para um japonês o Yon-Koma e o “comic strip” (tirinhas) sejam coisas completamente diferentes, principalmente por causa do Kishoutenketsu.

Fragmento de Rakuten Kitazawa.

A palavra Yon-Koma é um mistura das palavras em japonês Yon – quatro, e Koma – quadro ou cela. Ou seja, é um estilo baseado em sequências de quatro quadros. Também é possível encontrar como 4-koma ou com a palavra Manga ao final.

Foi criado em 1902 por Rakuten Kitazawa, influenciado por estilos ocidentais da época. Seus trabalhos não apresentavam sempre quatro quadros, mas o teor cômico já estava presente.

Visualmente o Yon-Koma é uma fileira vertical de quatro quadros de mesmo tamanho, com leitura da direita para a esquerda. É costume de se ter apenas 1 ou 2 Yon-Koma por página. E o tema geralmente envolve comédia, embora possa ser usado com outros objetivos.

No início os quadros eram quadrados (como o exemplo acima), mas com a adaptação para revistas e livros os autores passaram a alterar as dimensões conforme o tamanho das páginas. Uma das variações de tamanho mais comuns são os Yon-Koma com quadros super largos que ocupam toda a página.

Dentro do estilo existe algumas variações muito usadas, por exemplo, no início de um mangá todo em Yon-Koma, por causa da presença do título da obra ou para dar uma importância especial à alguma parte, a página é dividida ao meio: a parte superior ganha o título e uma imagem, esta agirá como um quadro zero para o Yon-koma que ficará na metade inferior. Este Yon-Koma, por sua vez, é agrupado em duas colunas de 2 quadros, como o exemplo ao lado. Outra alternativa comum é dividir ao meio, mas verticalmente, com uma das colunas sendo o quadro de apresentação.

2012-0815

Existe também variações menos utilizadas como os quadros ordenados na horizontal, quadros com tamanhos diferentes e até apenas 3 quadros ou com mais de 4, embora isso seja bem raro. Alguns também podem apresentar um texto ao final, após o quarto quadro, que pode ser usado como moral, conclusão, explicação ou um pedido de desculpas ou aviso.

A narração dentro do Yon-Koma segue um padrão chamado Kishoutenketsu (que é usado em várias formas de narração japonesa e chinesa). A palavra é formada de quatro caracteres, cada um indica um dos quatro quadros. O “Ki”, primeiro quadro, é a introdução, onde é apresentado os personagens e o roteiro básico. O “Shou”, segundo quadro, é o desenvolvimento da história ou piada. O “Ten”, terceiro quadro, é o clímax, o auge do roteiro. O “Ketsu”, último quadro, é a conclusão e o fim cômico. Esta característica é muito importante para a cultura.

Outras características do Yon-Koma é a presença de títulos, que geralmente servem para preparar o leitor ou para ajudar a piada final. Alguns usam títulos em todos os Yon-Komas, outros agrupam em grupos temáticos. Esses título estão geralmente no topo ou na lateral direita do primeiro quadro.

Embora não seja muito famoso no Brasil ou no ocidente, o Yon-Koma é super famoso e comum no Japão e países próximos. O estilo Yon-Koma pode ser usado na obra inteira ou apenas em extras e “omakes” ao final de volumes. Também é usado em jornais e outras publicações.

Atualmente é sempre possível encontrar pelo menos uma série feita em Yon-Koma em cada revista de mangá japonesa, e a grande maioria dos “spin-off” de caráter cômico são também feitos em Yon-Koma.

No Brasil, várias obras lançadas possuem Yon-Komas extras nos volumes, mas apenas duas séries totalmente no estilo Yon-Koma foram lançadas: Hetalia e K-ON! ambas pela NewPOP.

Para encerrar, confira abaixo uma porção de designs e tipos de Yon-Komas:

wannyan5 op4no1 yuri4koma_008_2 K3bFCJAX vol79_4coma

 

 

Destaques

Hideo Kojima vem ao Brasil pela primeira vez para participar da Brasil Game Show

Considerado um dos gênios da indústria dos jogos eletrônicos, Hideo Kojima desembarcará pela primeira vez no Brasil, exclusivamente para participar …

Leia mais

Dragon Ball Super estreia no Cartoon Network

No próximo dia 5 de agosto, às 17h, a aguardada série de anime produzida pela Toei Animation Inc., Dragon …

Leia mais
Categorias
Mídias Sociais