Inkan
Anime Pró 27-01-2006

Para você que já teve a oportunidade de ver algum desenho original japonês ou alguma obra de arte japonesa em algum museu, com certeza notou que ao invés da assinatura do artista, tem um pequeno carimbo, normalmente redondo, com tinta avermelhada no canto direito da pintura. Este carimbo é o inkan, que também é comumente chamado de hanko.

Qualquer pessoa no Japão tem um inkan e ele é usado para substituir a assinatura e normalmente traz o nome da família. As pessoas que trabalham e tem obrigações, normalmente têm mais de um Inkan, sendo que um deles é muito especial. Este inkan especial é chamado de jitsu-in. Para se fazer este carimbo temos que passar por uma série de burocracias, para que no final o carimbo seja registrado oficialmente na prefeitura.

Ele deve ser utilizado quando vamos fazer coisas importantes, como comprar um carro ou uma casa, retirar ou depositar dinheiro em um banco, entrar em uma faculdade… Este carimbo só é feito sobre encomenda por artesões especializados e são caros, já que não pode haver um carimbo igual ao outro, afinal serve como uma assinatura, por isso a importância do registro na prefeitura. Ele segue padrões de tamanho, material de que é feito e formato. Qualquer um pode ter um jitsu-in, até mesmo os estrangeiros. Para quem sonha em fazer faculdade no Japão, um carimbo destes é pré-requisito para ingressar na faculdade. Quer fazer um? Então vá até um consulado japonês e se informe.

Mas você não usa o jitsu-in a todo momento. Para o dia-a-dia, usamos um outro tipo de inkan, o mitome-in ou sanmon-ban. Este carimbo é bem comum, normalmente usado para aprovar memorando ou outros documentos com menos importância. Este carimbo pode ser comparado ao visto que os professores dão em prova ou em trabalhos escolares ou o visto que seus pais têm que dar em bilhetes de escola ou quando fazemos uma carta para um amigo assinamos com este carimbo. Como ele é muito comum, pode ser encontrado em qualquer papelaria, é bem em conta.

Destaques

As Memórias de Marnie estreia em novembro no Brasil!

O filme As Memórias de Marnie do Studio Ghibli será lançado nos cinemas brasileiros no dia 19 de novembro.  …

Leia mais

“When Marnie Was There” do Studio Ghibli será lançado no Brasil!

O filme When Marnie Was There do Studio Ghibli será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes (que trouxe recentemente Vidas …

Leia mais
Categorias
Mídias Sociais