JAPAN HOUSE São Paulo Apresenta o Longa ‘O Conto da Princesa Kaguya’ e traz produtor do Studio Ghibli
Dennis Himura 30-05-2017

JAPAN HOUSE São Paulo segue com programação intensa desde sua abertura e agora, em parceria com o CineSesc, apresenta a versão completa da mais antiga narrativa literária japonesa – ‘O Conto da Princesa Kaguya’, do diretor Isao Takahata produzida pelo renomado Studio Ghibli (Tóquio), uma das referências mundiais em cinema de animação. O público é convidado a assistir às sessões gratuitas, que ficarão em cartaz por duas semanas, diariamente, de 2 a 17 de junho, no CineSesc.

A lenda da Princesa Kaguya, considerada a primeira ficção científica no Japão, faz parte da essência do clássico ‘O Conto do Cortador de Bambu’. Tido como o ancestral do romance japonês, o conto original é uma envolvente narrativa que faz com que os leitores se identifiquem com os diversos aspectos intrigantes da história, de um ponto de vista psicológico profundo. Com base nele, o diretor Isao Takahata assumiu o grande desafio de criar uma animação em longa-metragem para contar de forma vibrante a fábula da Princesa Kaguya.

Para enriquecer a programação, o produtor do Studio Ghibli, Takayuki Aoki, estará no Brasil para duas apresentações exclusivas. No dia 3, antes da sessão no CineSesc, momento em que falará sobre a animação e, no dia 4, para uma palestra sobre o Studio Ghibli na JAPAN HOUSE São Paulo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os bastidores do principal estúdio de animação japonesa, descobrindo como funciona o processo de transformar histórias em filmes poéticos e, a partir desses filmes, criar exposições de sucesso que, além de explorar a narrativa, também abordam todo o processo por trás das produções.

Quem já visitou a exposição ‘Bambu – Histórias de Um Japão’, em cartaz até 9 de julho, no espaço cultural na Avenida Paulista, teve a oportunidade de degustar uma edição compacta de seis minutos, onde a tela no teto convida o espectador a deitar-se nos tatames e apreciar essa arte japonesa. Agora, é a vez de conhecer a obra cinematográfica na íntegra.

Período de exibição: de 2 a 17 de junho
Horários das sessões: 
De 2 a 7 de junho – às 19h
De 8 a 14 de junho – às 14h
15, 16 e 17 de junho – ao meio-dia
Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César
Telefone: 3087-0500
Legendado

Apresentação de Takayuki Aoki, produtor dos Studio Ghibli
3 de junho às 19h, antes da sessão
Local: CineSesc

Entrada gratuita
Retirada de ingressos: na bilheteria, uma hora antes de cada sessão.

Capacidade da sala: 273 pessoas

Palestra sobre o Processo de Criação do Studio Ghibli com Takayuki Aoki, na Japan House
4 de junho às 15h
Duração aproximada: 2 horas
Em japonês, com tradução simultânea
Local: JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52 – 1º andar

Entrada gratuita
Retirada de senhas: na recepção, uma hora antes do início da palestra

Vagas: 150

Confira a programação completa no www.facebook.com/JapanHouseSP/

O Conto da Princesa Kaguya 
Sinopse: Baseado no conto popular japonês O corte do bambu. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Com o tempo, ela se transforma em uma bela jovem, que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.
Diretor: Isao Takahata.
Japão, 2013, 138 minutos, Classificação livre.

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio, foi a primeira a abrir as portas no mundo. Outras duas unidades serão inauguradas posteriormente, em Londres e Los Angeles. Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.

Destaques

BGS 2017 | Confira nosso resumo do primeiro dia do evento

Já preciso dizer logo de cara que não sou “gamer” muito menos um jogador assíduo, mas aprecio e …

Leia mais

Hideo Kojima vem ao Brasil pela primeira vez para participar da Brasil Game Show

Considerado um dos gênios da indústria dos jogos eletrônicos, Hideo Kojima desembarcará pela primeira vez no Brasil, exclusivamente para participar …

Leia mais
Categorias
Mídias Sociais