Resenha: A Espada de Kuromori de Jason Rohan
Anime Pró 27-11-2014

A Espada de Kuromori de Jason Rohan foi lançado esse ano no Brasil pela editora Escarlate. O livro, foi bem recebido pela crítica estrangeira, sendo indicado pelos jornais The Guardian e The Sunday Times, como sugestão de leitura. Confira um pouco mais sobre essa nova série literária que vem conquistando leitores no mundo todo:

3

Sobre o enredo
A história começa com Kenny, um garoto de 15 anos viajando para o Japão, onde passará as férias com seu pai. A mãe do garoto faleceu quando ele ainda era pequeno e desde então, sua relação com o pai é cheia de conflitos. Kenny cresceu estudando em escolas internas e parte para o Japão sentindo uma certa insegurança.

Logo ao chegar ele se depara com uma emboscada preparada por um misterioso homem chamado Sato. O plano inicial era capturar o garoto, mas Kiyomi, uma jovem com habilidades extraordinárias, fará de tudo para que Kenny saia em segurança dessa armadilha.

A partir daí, uma ligação nasce entre os dois jovens, e uma perseguição tem início. Nessa jornada, Kenny descobre que é a parte principal de uma profecia cruel, e principalmente: que ele precisa correr contra o tempo para impedir que um terremoto de escala fatal aconteça.

Personagens e análise
Alguns personagens do livro são muito profundos, e é possível perceber isso no momento em que eles se abrem em relação ao que sentem.

Kiyomi por exemplo, assim como Kenny, possui um passado trágico, principalmente por ter perdido a mãe muito cedo, assim como ele. Esse parece ser o ponto em que a vida de ambos se une, e depois da temporada de Kenny no Japão, o relacionamento deles tende a evoluir cada vez mais.

2

Temos também Poyo, uma espécie de guaxinim que funciona como o mascote da história, responsável por momentos cômicos.

Isso sem contar uma leva de criaturas, seres míticos e sobrenaturais, onde é possível conhecer através deles, um pouco mais sobre a mitologia e o folclore japonês.

Além disso, no fim do livro existe um glossário com palavras e expressões na língua japonesa, ajudando a conhecer um pouco da língua.

Outro ponto interessante é que os 41 capítulos que compõe o livro, estão enumerados em japonês, e em um determinado trecho da história, Kiyomi explica a Kenny como funcionam os números na escrita japonesa.

O segundo livro da série ainda não tem previsão de ser lançado no Brasil, mas o nome já foi revelado: O Escudo de Kuromori.

O autor
Jason Rohan, escritor do livro, morou no Japão durante cinco anos, onde atuou como professor de inglês. Sua vivência com a cultura oriental é muito importante para a construção da descrição de certos costumes, como a cerimônia do chá, a culinária, etc…

Além disso, Jason também trabalhou na redação da Marvel em Nova York.

Site oficial: http://www.espadadekuromori.com.br/

Página da editora
Página no Facebook


Ilustrações: Yutaka Ebishima (蝦島豊)

Destaques

As Memórias de Marnie estreia em novembro no Brasil!

O filme As Memórias de Marnie do Studio Ghibli será lançado nos cinemas brasileiros no dia 19 de novembro.  …

Leia mais

“When Marnie Was There” do Studio Ghibli será lançado no Brasil!

O filme When Marnie Was There do Studio Ghibli será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes (que trouxe recentemente Vidas …

Leia mais
Categorias
Mídias Sociais