Resenha: Pérola – O ano do Dragão
Anime Pró 28-07-2014

“Eu não vou fugir, seria uma saída fácil demais! E se eu fizer isso, como ficaria minha consciência? Posso escapar do mundo, mas não de mim mesma. Não teria onde me esconder das coisas que fiz ou deixei de fazer.”

AP11

Sobre a história do livro
Pérola é uma adolescente solitária que não gosta de seu próprio nome, e prefere ser chamada de Lila. Ela cresceu sem a presença do pai e tem problemas para se relacionar com a família. Além disso, a garota precisa enfrentar as implicâncias de seus colegas de classe, e tentar controlar a série de sonhos que atrapalham suas noites.

Para completar, Pérola entra em uma grande enrascada ao visitar uma loja de artigos orientais: lá, um misterioso bracelete em forma de dragão se fixa ao seu pulso, e ela precisa trabalhar no estabelecimento para pagar o preço do item. Mesmo com todos esses problemas, conviver com Lucas, o filho da dona da loja, parece ser o fato mais complicado de seu dia a dia.

Com o desenrolar dos capítulos, descobrimos que o bracelete trouxe uma série de problemas para a garota, já que ela passa a dividir sua mente com Hien, um antigo ladrão chinês que está preso a milhares de anos dentro do artefato. Poderes estranhos começam a despertar dentro de Pérola, e uma série de testes e criaturas da mitologia chinesa passam a entrar na vida da garota, trazendo uma lenda milenar à tona.

AP12

Análise
Os personagens de Pérola – O ano do dragão são carismáticos, e possuem personalidades bem definidas.
Lucas por exemplo, carrega outros desejos e sonhos, além de trabalhar na loja de sua mãe. E Hien, que além de um trágico passado, roubou um sagrado poder de uma deusa, tornando-se a criatura mais temida da China antiga.
Esses dois garotos dividem o coração de Pérola e causam tantos problemas, quanto as criaturas fantásticas que desejam roubar o bracelete que está preso no braço da protagonista.

“As tradições não vão mandar em minha vida”

A cultura e mitologia chinesa é muito bem explorada, assim como passagens históricas da China. As criaturas e deuses apresentados no livro, realmente fazem parte dos mitos e lendas orientais, mostrando todo o cuidado das autoras na escrita da obra.
Diversos segredos são revelados durante a leitura, principalmente a ligação entre Hien e Pérola, além do motivo da existência da loja onde a garota é forçada a trabalhar. Tudo isso deixa a trama muito interessante, e as cenas de ação são frequentes no enredo.

4
O livro possui uma narrativa leve e envolvente, mesclando momentos de romance, comédia e aventura. O ritmo da história também lembra muito o dos animes e mangás, com uma tensão crescente até o derradeiro desfecho.

Time de mestres
Pérola – O Ano do Dragão foi escrito por Rosana Rios e Georgette Silen, duas autoras com anos de profissão, somando diversas obras publicadas. O livro acompanha ilustrações de Marco Antonio Godoy, e a editora Callis fez um ótimo trabalho na diagramação do exemplar.

Para saber mais:

Página no Facebook
Rosana Rios (Blog)
Georgette Silen (Blog)
Editora Callis

Destaques

As Memórias de Marnie estreia em novembro no Brasil!

O filme As Memórias de Marnie do Studio Ghibli será lançado nos cinemas brasileiros no dia 19 de novembro.  …

Leia mais

“When Marnie Was There” do Studio Ghibli será lançado no Brasil!

O filme When Marnie Was There do Studio Ghibli será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes (que trouxe recentemente Vidas …

Leia mais
Categorias
Mídias Sociais